
Saiba quais os sintomas da ansiedade patológica
A ansiedade é normal até o ponto em que ela se torna crônica e traz prejuízos à saúde emocional. Neste post vamos listar alguns dos sintomas físicos e psicológicos da ansiedade patológica, que deve ser tratada por um terapeuta ou, dependendo do caso, um psiquiatra. Vamos às informações?
SINTOMAS FÍSICOS DA ANSIEDADE
A ansiedade patológica – aquela presente na maior parte dos dias e em situações desproporcionais ao risco – é caracterizada pelos seguintes sintomas:
- Cansaço extremo
- taquicardia
- falta de ar
- dor de estômago
- diarréia
- tremores
- dor no peito
- tensão muscular
- fome excessiva
SINTOMAS PSICOLÓGICOS DA ANSIEDADE
- Falta de sono
- Problemas de memória
- Dificuldade de concentração
- Irritabilidade
- Angústia
- Preocupação excessiva
- Medo constante
- Sensação de estar “à flor da pele”
QUAIS OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE MAIS COMUNS?
- Transtorno de Ansiedade Generalizada
- Síndrome do pânico
- Agorafobia
- Estresse Pós-Traumático
- Transtorno Obsessivo Compulsivo
Esses são alguns transtornos descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM 5) da Associação Americana de Psiquiatria. O documento é referência em todo o mundo no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento de distúrbios mentais.
FORMAS DE TRATAMENTO
Primeiro observe por quanto tempo os sintomas (pelo menos três) permanecem. Depois, procure um psiquiatra indicado por alguém de confiança.
Na consulta, conte como é a sua rotina, como você anda se sentindo, com que frequência se sente ansioso e quando os sintomas tiveram início. O médico fará mais algumas perguntas, inclusive sobre o seu histórico familiar, para investigar se realmente você está com algum transtorno de ansiedade.
Em caso afirmativo, o profissional indicará o tratamento mais adequado para o seu caso. Pode ser que ele prescreva apenas medicamentos ou recomende a combinação de medicamentos e terapia cognitivo comportamental.
O mais importante, contudo, é seguir o tratamento indicado e ter paciência para esperar os resultados e lidar com os efeitos colaterais. Não pare com os medicamentos por conta própria, sob hipótese alguma, muito menos tome remédios que alguém te indicou. Só o psiquiatra poderá recomendar a medicação para o seu transtorno de ansiedade. Assista ao vídeo abaixo para saber sobre os perigos da automedicação.
Ainda falaremos muito sobre ansiedade aqui no blog. Fique ligado nos próximos posts e deixe o seu comentário se tiver alguma contribuição! Vale reforçar que o conteúdo deste site não tem o objetivo de substituir a consulta médica. Caso apresente os sintomas de ansiedade, procure um psiquiatra.