Como cuidar da sua saúde financeira e se preparar para 2022

Já estamos em novembro, o fim de ano chegou. Natal logo chega, a correria do fim de ano também. Todos querendo resolver suas pendências antes de 2022 começar. Mas acho importante olhar para frente e não esquecer de cuidar da saúde financeira neste momento de tantas distrações e compromissos.
Você tem olhado para isso? Colocou uma verba limite para os presentes da família e do amigo oculto? Está se preparando para o ano que vem? Será difícil economicamente falando. Mais ainda do que 2021. Então é hora de apertar os cintos e olhar para a sua saúde financeira. Sabemos o quanto o dinheiro é a fonte de estabilidade emocional para muita gente, então é preciso olhar agora para não faltar lá na frente.
Construir uma planilha, planejar os gastos, evitar as compras por impulso e separar uma grana mensalmente para a reserva de emergência. Provavelmente você já sabe de tudo isso, mas não deixe para agir só quando o próximo ano começar. Não deixe a sua saúde financeira para a listinha de resoluções de Ano-Novo. Pense agora, com o que você tem nas suas mãos.
Quem já enfrentou dificuldades financeiras, como é o meu caso, sabe o quanto essa situação mexe com a gente e nos deixa exaustos, tensos, preocupados, sem perspectiva de futuro. Também vem a culpa e a sensação de incompetência, a ideia de que você não está ganhando dinheiro por falta de determinação ou capacidade sua. Mas na verdade existe muita coisa envolvida, existe todo um sistema cruel por trás da nossa sociedade e do discurso de meritocracia que tentam nos vender. Não depende só de nós e do nosso esforço. Poucos vão prosperar, a verdade é essa. Pode soar pessimista demais essa afirmação, mas é melhor encarar de frente a realidade. Nem todos vão vencer, nem todos são especiais. O sucesso não é o destino de todos que se esforçam.
Tomar consciência de tudo isso talvez te faça viver com menos pressão, cobrança e frustração. Talvez você pegue mais leve com você e não fique se matando de trabalhar até um burnout acontecer. Ou uma depressão. Talvez você decida focar nas coisas mais simples e fincar os pés no chão. Não digo tudo isso para você desistir de lutar e se conformar com menos, apenas para você cuidar da sua saúde financeira e parar de acreditar em meritocracia.
Trabalhe sim, faça o seu melhor, mas não se iluda e nem idealize o seu trabalho. Foque em pagar as suas contas em dia e ter alguma qualidade de vida, algum momento de lazer, uma viagem, quem sabe….Não sonhe em ficar rica, morar fora ou conquistar o emprego dos seus sonhos. Vai ser fácil se frustrar. Digo isso por experiência própria. Por muitos anos fui atrás de tudo isso, até hoje não encontrei. Então o que faço é abrir a minha planilha financeira e ter uma visão de longo prazo para reduzir ao máximo as incertezas. Porque a vida é incerta demais.
Ah, e faça terapia se puder. É o que me ajuda a lidar com tudo isso.