Comparação só faz mal para a sua saúde mental

Comparação só faz mal para a sua saúde mental

21 de agosto de 2018 0 Por curacionemocional

Hoje quero falar sobre um assunto que só nos faz mal! É sobre o nosso terrível hábito de se comparar com os outros. Estamos o tempo todo fazendo isso, ainda mais em tempos de redes sociais. Entramos no Instagram e logo ficamos impressionados com aquela foto da nossa amiga viajando Caribe afora. Ou, então, ficamos sem entender como aquele colega que acabou de casar está ostentando em Nova York. As fotos fazem a vida parecer fácil – só a deles, né?

A nossa continua difícil, não só pelos perrengues financeiros, mas também pelas realidades diferentes de cada um. Muitos dos meus amigos virtuais ainda moram com os pais e sequer dividem as despesas. Trabalham para juntar dinheiro para viajarem com conforto por destinos exóticos na Europa. Não precisam lidar com contas, manutenções, nem outros gastos de alguém que, assim como eu, mora sozinha. É claro que um dia todos vão passar por isso, caso queiram a independência financeira em suas vidas. Eu sei que meus amigos também vão “criar asas e voar”, mas enquanto isso não acontece, eu caio na bobagem de ficar me comparando com eles.

Essa comparação me faz mal, porque me faz sentir inferior…Fico me achando a menos capaz, menos realizada, menos arrumada e por aí vai. Também fico achando que nada de extraordinário acontece na minha vida. Penso que a vida dos outros é muito mais interessante e movimentada. A minha não, a minha é pura rotina! Todos os dias acordo cedo, saio para trabalhar e volto exausta no fim do dia. Ganho pouco e não tenho perspectivas de ganhar mais. Enfrento trânsito, transporte público e insegurança na volta para a casa. Vivo contando o dinheiro, porque sei que preciso pagar plano de saúde, aluguel e outras contas.

Essas preocupações rondam a minha cabeça e o meu sono frequentemente. Sei que são preocupações normais da vida adulta, mas quando olho pro lado ninguém parece passar pela mesma coisa. A vida parece mais fácil SIM para os outros. Não estou dizendo que os meus amigos e conhecidos não têm problemas, porque eu sei que eles têm. Vários deles me contam a respeito de seus problemas, inclusive. Só estou dizendo que até nisso eles são melhores! Sofrem menos, sofrem com coisas pequenas. Sofrem porque brigaram com a mãe ou porque estão estressados com os preparativos dos seus casamentos.

Eu não, eu sofro por não saber se amanhã ou depois terei dinheiro para pagar as minhas contas. Sofro porque já passei dos 30 anos e não tenho nenhuma perspectiva de “vencer na vida”. Vivo com o pouco que tenho tentando não sonhar tanto, para a frustração não ser maior depois. Não faço tantos planos, não almejo muita coisa, porque tenho medo de nada acontecer e eu ficar completamente frustrada.

Sim leitor, não sei lidar com a frustração. Fico mesmo arrasada quando as coisas não saem do jeito que eu esperei. Eu sei que pareço mimada falando assim, talvez eu seja realmente, mas o fato é que ainda não aprendi a ser de outro jeito. Fico frustrada atoa, com a situação mais boba do mundo. Me dá até vergonha admitir isso, mas não sei mesmo aceitar a frustração e dar a volta por cima. Fico remoendo, remoendo, remoendo e me comparando com os outros, o que só piora as coisas. Eu penso “tá vendo fulano??? Não parece frustrado na carreira…”. Comentários como esse saem da minha boca quase sem perceber e fazem um estrago imenso. Fico mesmo me achando menor, embora eu tenha minhas qualidades também. Porém, o meu foco é sempre naquilo que falta, naquilo que ainda não consegui. Aí fica realmente difícil não me achar o cocô do cavalo do bandido!

comparação

E você, leitor, o que acha desse assunto? Deixe as suas contribuições no espaço de comentários!

Um abraço,

Madalena Ferreira