Dica de livro: Agilidade emocional

26 de agosto de 2021 0 Por curacionemocional
agilidade-emocional

Olá pessoal, mais uma dica de livro para vocês! Dessa vez, a recomendação é a obra “Agilidade Emocional”, da autora Susan David. Ela é uma das principais referências em gestão do mundo e psicóloga da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.

Seu livro “Agilidade Emocional” nasceu a partir de um artigo publicado na revista Harvard Business Review, em 2016. Na publicação, a autora falou sobre o conceito de agilidade emocional pela primeira vez. E afinal, do que se trata? Já começo dizendo que não o termo não sinônimo de inteligência emocional, embora possa parecer. Uma das diferenças entre os dois termos é que a agilidade emocional aplica-se ao mundo dos negócios.

E o que significa o termo? Bem, estamos falando do antônimo de rigidez emocional, que é quando ficamos presos a pensamentos, sentimentos e comportamentos que não são úteis para nós. É o que a autora chama de FICAR ENREDADO, ou seja, ser capturado por uma emoção, pensamento ou comportamento autodestrutivo.

O contrário disso é a agilidade emocional ou a habilidade de ser FLEXÍVEL com os seus pensamentos e sentimentos para reagir da melhor maneira possível às situações do dia a dia. Isso significa enfrentar as emoções difíceis, em vez de evitá-las. É que quanto mais “tapamos o sol com a peneira” ou “varremos a sujeira para debaixo do tapete”, mais aquilo vai ganhando força dentro de nós. Por isso o melhor a se fazer é encarar de frente, é aceitar o que está sentindo e tentar refletir o motivo daquele sentimento, daquela emoção. Por que estou me sentindo assim? A terapia pode ajudar.

Além disso, precisamos nos distanciar dos nossos pensamentos, porque a nossa voz interior pode ser tendenciosa, confusa ou estar envolvida em uma deliberada autojustificativa ou engodo. Raramente ela é neutra ou imparcial! E quase sempre os nossos pensamentos viram fatos. É aí que o enredamento começa.

E como fugir disso? O primeiro movimento já falamos aí em cima: enfrentar pensamentos, emoções e comportamentos difíceis. É importante, também, dissociar-se dos seus pensamentos e emoções e observá-los de maneira aberta e imparcial, para aumentar o tempo de resposta entre sentimento e reação. Aí entra outro passo importante: integrar pensamentos e sentimentos aos seus valores essenciais e às suas aspirações de longo prazo.

Fácil? Nenhum pouco. Mas experimente sair do piloto automático e refletir sobre todas essas coisas. Só assim você vai recuperar o controle e evitar que os seus pensamentos controlem você. Eu poderia ficar aqui até amanhã falando sobre o tema, mas eu prefiro que você leia o livro por completo para se aprofundar. Não fique só com o resumo.

Para ir aquecendo e entrando um pouco mais no tema, recomendo essa entrevista da autora para o site da Universidade da Pensilvânia. Está em inglês, mas basta selecionar o mouse com o botão direito e depois clicar em “Traduzir para o português”. Se preferir, assista ao TED apresentado pela Susan David em 2018.

Ficha técnica:

Livro: Agilidade Emocional: Abra Sua Mente, Aceite as Mudanças e Prospere no Trabalho e na Vida

Autora: Susan David

Editora: Cultrix

Lançamento: 2018

Sinopse: O caminho em direção à realização pessoal e profissional nunca é uma linha reta. Mas o que separa aqueles que vencem os desafios daqueles que fracassam? Para a renomada psicóloga e professora da Escola de Medicina de Harvard, Susan David, a resposta é uma: Agilidade Emocional.

Depois de estudar por mais de 20 anos as emoções e autorealização, Susan descobriu que, por mais inteligentes ou criativas que as pessoas sejam, é a maneira como lidam com seu mundo que determina o quanto serão felizes e bem-sucedidas em todas as áreas da vida.

Primeiro lugar na lista dos mais vendidos do The Wall Street Journal, Agilidade Emocional apresenta, com sagacidade e empatia, uma abordagem revolucionária para lidar com as reviravoltas da vida para atingir seus objetivos mais importantes com sucesso.