Estamos todos estressados?

Estamos todos estressados?

17 de julho de 2018 0 Por curacionemocional

cura-emocional

Todo mundo anda à flor da pele, independentemente do dia ter sido difícil ou não. Todo mundo prestes a explodir, a beira de um ataque de nervos. Todo mundo respirando fundo para não pirar, para não agir por impulso. Todo mundo querendo agradar, mas poucos se agradando.

Hoje mesmo acordei querendo ser legal. Pulei da cama e fui para o computador dar satisfação em um grupo de Whatsapp. Eu, que ando tentando não me explicar tanto, resolvi perder o sono com medo do que vão pensar. MEDO, eu sempre sinto MEDO! Medo do que os outros vão pensar, medo de ser mal interpretada, medo de ficar com fama de mal educada, medo de não ser aprovada, medo de ficar sem amigos, medo de me afastar das pessoas. MEDO, MEDO, MEDO! Esse sentimento me faz gastar uma energia danada. Talvez por isso eu viva estressada, cansada mentalmente. Talvez por isso eu acabe sempre me colocando em segundo lugar, para não decepcionar o outro. Talvez por isso eu gaste boa parte da minha manhã resolvendo um problema que não é meu! Tentando acertar, tentando agradar, tentando seguir a boiada.

Pode parecer o caminho mais fácil, mas é o mais frustrante também. Eu me olho no espelho frequentemente e penso que eu não precisava gastar energia com tal coisa, nem com fulano. Eu não precisava ficar tentando entender uma atitude aqui, outra ali. Eu só precisava relaxar e passar um tempo sem pensar em nada, mas quem disse que eu consigo? Quando vejo já perdi o sono pensando em dar satisfação, em me explicar. Um medo absurdo de ser julgada, de ser reprovada. Por que eu não permito “DEIXAR ROLAR” simplesmente? Por que eu fico querendo controlar tudo? Por que eu tenho a tendência de dificultar as coisas? Por que não consigo simplesmente ligar o FODA-SE e focar no que realmente importa? O que é mesmo importante agora é o meu trabalho e apenas isso. Por que eu deveria estar no grupo do Whatsapp dando explicações? Por que eu deveria entrar toda hora pra conferir as novas mensagens? Isso só gera mais ansiedade, mais angústia.

Consequentemente, me sinto mais estressada, cansada como se tivesse corrido uma maratona. Não atoa o meu objetivo de vida é me tornar mentalmente rica! Mais do que o sucesso e o reconhecimento, eu desejo ter saúde mental, desejo me sentir verdadeiramente em paz. Desejo não sair do meu equilíbrio, não me distrair…E isso é tão difícil, afinal, são tantas distrações! O vídeo abaixo – com uma dose de humor e exagero – resume bem o que passamos:

Quem não se identifica com o que acabou de acontecer no vídeo acima? Pois bem, culpa dos nossos celulares que não nos deixam nenhum minuto. Estamos o tempo todo conectados e disponíveis no Whatsapp. Não conseguimos nos desligar. Ficamos ansiosos quando não chegam novas atualizações nas nossas redes sociais. Ficamos estressados quando alguém não responde nossas mensagens imediatamente. Ficamos dispersos quando tem alguém na nossa frente contando um caso super engraçado que sequer prestamos atenção. E assim a vida vai passando. Já o estresse? Ah, esse não passa, só se fortalece.

Texto por: Veridiana Ferreira