
Não se engane. Os gurus não vão te salvar.
No início da pandemia, o número de buscas por “como fazer meditação para ansiedade” cresceram 4.000%. Por um lado, é ótimo ver a meditação entrando na vida das pessoas. Por outro, fico pensando se as pessoas acham que meditar vai curar a ansiedade.
Não acho que seja por aí. Acho que a meditação pode ajudar a REDUZIR a ansiedade, mas acabar com ela, isso não. Acho que quem cura a ansiedade é remédio e terapia, dependendo do nível da doença. Mas um caso DIAGNOSTICADO deve ser tratado por um profissional especializado. Não dá pra depositar todas as fichas em uma única solução.
Ótimo que a meditação nos deixe menos ansiosos, não estou duvidando disso. Mas temos que ter consciência de que, em muitos casos, o tratamento medicamentoso é o que vai resolver um transtorno mental. A meditação pode ser uma bela aliada, mas não o principal remédio, como muitos gurus tentam vender. Estou cansada de ver instrutores de meditação prometendo acabar com a ansiedade em 3 dias. Tenha dó. 3 dias?
E aí eu me pergunto se as pessoas caem nessa bobagem e sim, elas caem. E caem porque estão desesperadas pela cura. Elas precisam de alguém para salvá-las. E tem que ser RÁPIDO, FÁCIL, SIMPLES. Aí vem o passo a passo, a fórmula pronta, o grande segredo. Tentamos a todo custo colocá-las em prática e de repente percebemos que não conseguimos resultado. É claro que não. Cada indivíduo é único e deve encontrar a sua saída. O único resultado que você vai conseguir com os gurus é deixá-los mais ricos. Porque eles não param de ganhar dinheiro com seus cursos online, seus grupos de mentoria e seus close friends do Instagram. E cobram caro, muito caro pra revelar suas “estratégias” e seus “segredos” a um público muito seleto de trouxas que pagou por isso.
Me desculpem o tom, mas é que dá vontade de sacudir a pessoa e dizer: você não enxerga que isso é lorota? É só um discurso bonito e muito bem pensado pra te persuadir. Não é pra te salvar. Fica esperto!!!! E na pandemia esses picaretas se multiplicaram com seus conteúdos “gratuitos” que na verdade são uma isca pra algum curso online que virá depois. Essa estratégia é manjada, você não percebe?
Tenham senso crítico, questionem, corram atrás, investiguem, perguntem, se informem. Busquem os profissionais de saúde. Não entrem na onda, na modinha, no hype do momento. Pegue o seu dinheirinho e gaste com um psicólogo ou um psiquiatra. É o melhor investimento que você pode fazer. E não pense que tudo vai se resolver em 3 consultas, porque não vai. Nenhum problema mental se resolve em 3 dias. É tratamento, não é mágica. Não é feitiço. Não é milagre.
Vamos ficar espertos e atentos pra esses picaretas não se propagarem ainda mais e te fazerem achar que você precisa deles. Não, ninguém precisa. Poupe o seu tempo, porque tempo é ouro. Valorize cada minuto que você tem com COISAS BOAS, que vão te agregar de fato. Não se engane.