
Precisamos de terapia. Mas é pra todo mundo?

A última vez que vim escrever um post aqui, passei foi raiva. Escrevi tudo, cliquei em Publicar e adivinhem o que aconteceu? Perdi TODO o meu post em questão de segundos. Deu um problema no WordPress, o site saiu do ar e todo aquele textão que eu havia escrito não estava salvo em mais nenhum lugar.
Fiquei com tanta raiva que deixei pra lá. Não quis ficar tentando lembrar as palavras e frases que usei, apenas desisti e parti pra próxima tarefa do dia. Eu tinha vindo falar sobre insônia, um problema que me atinge há alguns anos, embora eu já tenha tentado de tudo. Quem aí também tem?
Mas hoje não é esse o assunto. Quero falar sobre terapia. As pessoas têm comentado muito mais sobre isso depois que a pandemia começou. Acho ótimo, porque antes muita gente fazia terapia, mas tinha vergonha de falar sobre isso. Que bom que isso mudou, ainda mais agora que as pessoas descobriram que terapia online funciona.
Mas é importante colocar uma questão aqui: terapia ainda não é acessível pra todo mundo. E não é todo mundo que gosta, que quer, que aceita fazer. Muitos precisam, mas nem todos aceitam ou têm grana pra pagar uma consulta no particular. E não é todo mundo que se adapta também. E nem é todo mundo que vai ter resultados ou colher benefícios.
Existem outras maneiras de desenvolver autoconhecimento no mundo, não é necessariamente pela terapia que a gente consegue mergulhar no nosso eu interior. Cada um escolhe aquilo que faz mais sentido pra ti, aquilo que está dentro das suas possibilidades e dos seus gostos, interesses, crenças particulares. É tudo tão pessoal, somos seres tão únicos!
Não dá pra achar que a sua receita de bem-estar servirá a todos. Que aquela terapeuta maravilhosa que te acompanha há anos vai ser boa pro seu amigo também. Às vezes o santo não bate. ou o preço tá salgado demais. ou seu amigo quer mesmo é correr 5 km todo dia pra cuidar da cuca. Cada um trabalha com o que tem. Cada um faz o que dá.
Então vamos tomar cuidado com o discurso de que “todo mundo deveria fazer terapia”, porque é sim uma afirmação generalista. Terapia pra mim é um complemento ao tratamento medicamentoso no caso de uma doença mental. De resto, é escolha. O que você acha? Concorda? Deixe o seu comentário!
Um abraço,
Tamires