
Vamos falar sobre saúde mental!
Um blog que fala exclusivamente sobre saúde mental pode soar estranho nos seus ouvidos. Quando você pensa sobre o termo “saúde mental” automaticamente pensa em psicopatas, suicidas ou algo assim, não é verdade? Ok, o assunto parece pesado demais para uma terça-feira, não é? Mas eu vou listar aqui embaixo alguns motivos que talvez te façam entender que essa conversa é urgente e necessária.
Veja algumas estatísticas divulgadas pela Organização Mundial de Saúde:
- Mais de 300 milhões de pessoas no mundo vivem com depressão;
- A depressão é considerada a principal causa incapacitante no mundo;
- Em países de alta renda, quase 50% das pessoas com depressão não recebem tratamento;
- Em 10 anos, de 2005 a 2015, o número de pessoas com depressão cresceu 18,4%
- Apenas 3% dos orçamentos dos governos em todo o mundo são destinados para a saúde mental;
- 33% da população mundial sofre de ansiedade.
Esses dados alarmantes te sensibilizaram de alguma maneira? Imagino que sim, porque provavelmente você tem algum familiar ou amigo próximo enfrentando algum tipo de transtorno de ansiedade ou depressão. É bem possível, também, que alguém no seu trabalho esteja passando pelo mesmo tipo de problema.
Quantos colegas afastados das atividades por conta dos problemas emocionais potencializados no próprio emprego? Quanta gente se matando de trabalhar e deixando a saúde em segundo plano, mais uma vez? Quantos líderes de empresas desenvolvendo doenças físicas seríssimas porque tiveram anos e anos de sacrifícios no trabalho? Quantas mulheres totalmente desgastadas pela cobrança de serem mães, profissionais e esposas dedicadas? Quantos jovens estudantes pensando em suicídio por conta da carga pesada dentro das universidades? Quantos idosos desistindo da vida porque se sentem completamente sozinhos na terceira idade? São muitos, são milhares.
Ainda assim você vai dizer que “esse papo sobre saúde mental é meio punk”? Ainda assim vai evitar conversar sobre o assunto na sua roda de amigos? Ainda assim vai ficar constrangido se alguém te contar que está com depressão? Bem, já passou da hora de acabarmos com os estigmas em torno dos distúrbios mentais (transtornos de ansiedade, depressão, fobias, entre outros). Já passou da hora de entendermos que podemos ser os próximos, que isso pode acontecer com qualquer um, em alguma fase da vida. Por mais que esteja tudo bem agora, que seja só felicidade, ninguém está imune às doenças mentais.
Precisamos todos falar abertamente sobre SAÚDE MENTAL, ou melhor, precisamos exaurir o tema! O blog Cura Emocional dará sua contribuição trazendo para discussão temas e informações sobre depressão, síndrome do pânico e outras doenças. Mais do que isso, o intuito aqui é ajudar os leitores a correrem atrás – literalmente – do seu bem-estar emocional no dia a dia. Esse é o nosso objetivo e esperamos que você fique conosco, compartilhando suas experiências, opiniões e percepções, sem vergonha, medo ou constrangimento. Temos um espaço para comentários em todos os posts justamente para que você possa se expressar. Portanto, não hesite em compartilhar conosco o que você estiver pensando.
Bem-vindo (a)!